quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Até que ponto vai os nossos direitos?

A resposta do título desse artigo não é nada complicada e com poucas palavras podemos responder; é a seguinte:
Resposta: "Vai até o ponto onde começa os nossos deveres".
O que percebemos na nossa sociedade ( que se diz) moderna, evoluída e sem preconceitos é o grande excesso de direitos e as vezes fico espantado com a quantidade que dizem que nós temos, ou até pior, que nós achamos que possuímos. Existem vários exemplos disso. Vamos ver:
1) Um exemplo simples, dizem que temos o direito de viver num ambiente limpo, sem sujeiras. 
2) Que nós temos o direito de fazer greve,  em caso de não conformidade com os ambientes de trabalho.
3) Que nós possuímos o direito de livre expressão do pensamento e da vontade. Da livre expressão ao culto reliogioso.
4) Que possuímos o direito de uma escola pública de qualidade, e também a um ensino superior de qualidade.


São pequenos exemplos que citei, pois servirão para ilustrar o nosso artigo, não vou me pegar a mais direitos, pois senão corro o risco de citar a nossa constituição federal de 1988.


É tão complicado quando vivemos num ambiente que se diz justo, mas que na verdade é uma grande hipocrisia. Um fato que chamou a minha atenção,ocorreu em São Paulo, foi de um paciente que tinha acabado de fazer quimioterapia, estava muito debilitado, e sentindo se mal partiu para o hospital de sorocaba, seu estado piorou e em seguida teve uma série de convulsões. Para minha surpresa, nem os médicos, nem os enfermeiros sairam do hospital, nínguem foi socorrer o pobre irmão. Depois de um certo tempo, o homem foi socorrido pelos guardas do hospital.
mais detalhes em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/sp-flagrantes-revelam-descaso-com-pacientes-em-hospital-de-sorocaba.html


Vou relatar um outro caso, sendo esse que acompanhei de perto. Uma "parenta" minha foi num hospital público, estava passando muito mal, porém não pode ser atendida. Motivo: Os médicos estavam em greve sem previsão de volta. Teve que ser transferida para outro hospital.


Um outro caso recente é o da greve dos professores do RJ, onde fico acompanhando, voltou as aulas e os professores continuam em greve. Alegam que a " Categoria não tem reajustes a 3 anos". Enquanto isso os alunos são prejudicados mais uma vez...


Vamos comentar um-por-um,  de trás para frente.


Eu entendo que os professores não são respeitados, não são valorizados, para mim a mais linda profissão, onde um ser passa conhecimento e sabedoria para outro, entendo que o estado como um todo, em todas as suas esferas ( Federal, Estadual e Municipal),  não remunera de forma justa essa bela profissão, sei também que muitas escolas estão em péssimo estado, que os alunos não cooperam....


Porém o professor também não faz a sua parte,  já chega desmotivado, não explica direito, dá aula com má vontade.... Só que tem um porém, isso acontece na escola pública.


Greve atrás de greve, paralisação, entre outras coisas que acontecem....


Eu sei que o salário é baixo, mas porque muitos então fazem concursos para dar aula para o estado ? Porque   todo professor quer possuir uma matrícula em uma instituição pública?


Se é ruim, porque entram ?


Às vezes vejo uma má fé nesses dirigentes de sindicatos, parecem que eles adoram uma paralisação, uma greve, que não gostam de trabalhar. Eu nunca vi greve em colégio particular..... Alguém já viu ? Muitos professores que dão aula em colégio particular também dão numa instituição pública e o salário de um colégio particular não é tão distante, as vezes é até equivalente, ao de uma instituição pública. Ele poderia ter o mesmo comportamento que apresenta numa instituição ter na outra.


Como não podem ser mandados embora, fazem greve atrás de greve para toda hora ganhar aumento, e ainda tem um porém,  a maioria dos professores não repõe as aulas perdidas. Ai eu pergunto:
Será que os professores têm o direito de não darem aula, as vezes por reajustes pequenos de 40, 50, 100 reais ? Será que um conhecimento de um jovem, de um criança vale menos do que isso ? Será que podemos sobrepor nossos direitos sobre os dos outros ? e quando for fazer um vestibular, quem vai repor o conhecimento perdido ou não adquirido desse jovem ?


Ai criam uma coisa chamada "cota" para tentar colocar os jovens, que estudaram numa instituição pública , nas universidades públicas federais ou estaduais. Só que ele não entra, por falta de conhecimento...


Não responsabilizo os professores pelo ensino público ser ruim,  porém há uma parcela de culpa, e além do mais, as vezes parecem que não fazem nada para mudar a atual situação. Digo "parecem" pois existem professores que lutam contra todos os tipos de adversidades, só que é a minoria.


Temos que dar nossa parcela de ajuda para a sociedade crescer, e não ficar reclamando igual umas crianças mimadas....


Em relação aos outros dois casos que explicitei, onde pessoas não são atendidas também devido a greve...
O médico é uma profissão essencial para a manutenção da vida. Um médico leva anos para ser formado, o custo de sua formação é altíssimo. Porque não recompensar a sociedade, que pagou os estudos através de pesados impostos, com uma dedicação ímpar ? A maioria dos médicos são formados por pessoas de classe média alta, pessoas que tiveram a oportunidade de ter adquirir grande conhecimento na escola secundária particular( onde não há greve), eles vão estudar numa universidade pública, UFRJ por exemplo, estudam durantes anos.... ganham bolsas... participam de congressos... e não podem trabalhar no hospital porque querem ganhar 10 mil. Isso chega a ser vergonhoso...... Ai tem greve, depois voltam, e tem greve... e quem sofre? O povo, que pagou os estudos desses médicos mimados....


Será que eles se esqueceram do juramento que fizeram quando se formaram ?


A versão original e traduzida do juramento de hipócrates é a seguinte:


"Eu juro por Apolo, o médico; e  por Esculápio, Higéia, Panacéia, tendo todos os deuses e deusas como minhas testemunhas que, de acordo com minha habilidade e julgamento, manterei este Juramento e este contrato:



Eu vou nutrir a mesma afeição que tenho para com meus pais àquele indivíduo que me ensinou esta arte, ser dele um parceiro na vida e preencher suas necessidades quando requisitado; considerar os filhos dele como iguais aos meus próprios irmãos, e ensinar-lhes esta arte caso desejem aprendê-la, sem pagamento ou contrato; e que através das regras, aulas e todos os demais métodos de instrução pré-estabelecidos, transmitirei um conhecimento da arte para meus próprios filhos e para os filhos de meus professores, e para os estudantes presos a este contrato e que proferiram este Juramento à lei da medicina, mas não a outros.
Também prescreverei regimes de estilo de vida que beneficiem meus pacientes, de acordo com minha melhor capacidade e julgamento, E EU NÃO VOU LHES CAUSAR MAL ou causar-lhes maus tratos.
Eu não darei droga letal para ninguém, caso isso me seja solicitado, nem aconselharei tal procedimento; e similarmente, não darei a uma mulher um pessário que lhe provoque um aborto.
Na pureza e de acordo com a lei divina, cumprirei minha vida e minha arte.
Eu não utilizarei a faca, nem mesmo naqueles que sofrem de cálculos, mas deixarei essa tarefa para aqueles que foram treinados nesta arte.
Em qualquer casa que eu vá, entrarei pelo benefício do doente, evitando qualquer ato voluntário de impropriedade ou corrupção, incluindo a sedução de mulheres ou homens, sejam eles livres ou escravos.
Qualquer coisa que eu veja ou escute nas vidas de meus pacientes, seja em conexão com minha prática profissional ou não, e que não convenham ser comentadas do lado de fora, eu manterei secretas, considerando todas essas coisas como privativas.
Contanto que eu mantenha este Juramento fielmente e sem corrupção, que me possa ser permitido partilhar plenamente da vida e da prática de minha arte, ganhando o respeito de todos os homens por todos os tempos. No entanto, caso eu transgrida e viole este Juramento, possa o contrário ser meu destino.


Será que estão respeitados na íntegra toda o juramento? E a a parte " (...) E EU NÃO VOU LHES CAUSAR MAL ou causar-lhes maus tratos. (..) ' Acho que esqueceram..... 

Ou simplesmente acham que seus direitos são mais importantes que os demais.... 

 A mesma pergunta que fiz para o caso dos professores, faço para os médicos, Alguém já viu greve de médicos em Hospitais Particulares ? Eu nunca vi.... 


Uma coisa que quero deixar bem claro, sou a favor da greve, quando as reivindicações são justas e não ocorrem com freqüências, quando o direito do povo, não é violentado, quando não querem fazer sobreposição de direitos.


Temos que defender e lutar por nossos direitos, mas como já disse anteriormente, não podemos pegar os nosso direitos e sobrepor aos direitos dos outros. Também não podemos prejudicar as pessoas e nem a sociedade como um todo. Isso não podemos fazer em hipótese nenhuma.


Como cidadãos, temos direitos e deveres, antes de começar a cobrar e lutar desesperadamente pelos nossos direitos, devemos realizar de modo consistente os nossos deveres, pois quando esquecemos ou quando negligenciamos nossa parte,  podemos estar violando o direito dos outros, e assim começa um ciclo de um violar o direito do outro, só pelo simples motivo de não estar cumprindo com o seu papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário