terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quem sois?

Você sabe quem voce é ?
Num primeiro momento, a pergunta e o título parecem rídiculas, uma pergunta tão simples sobre a nossa pessoa seria muito fácil para responder. 
Será que nós estamos sendo nós mesmos ? Será que nós não estamos sendo o que as pessoas querem o que nós sejamos ? Será que estamos sendo o que desejamos ser ? 
Por mais verdadeira que a pessoa seja, ela tem máscaras, não no sentido de falsidade, mas sim no sentido de personalidades, de sensações. O que vemos por onde andamos são pessoas que tem vários comportamentos, várias jeitos de ser, ou para ser categórico, várias máscaras para cada situação e para cada lugar.
Por ora, isso acontece na família, somos uma determinada pessoa para a família; para os nossos amigos somos outra determinada pessoa; para as pessoas que não temos uma relação de amizade somos outra pessoa. 
Mas porque isso ocorre ?
Será que nós não temos a capacidade de nos revelar e nos mostrar totalmente? ou será que nós queremos agradar cada núcleo de nossa vida, sendo o que eles querem ? Ou estamos criando um modelo e tentamos seguir ?
Quantas perguntas, realmente é um assunto complicado, que muitos psicólogos estudam a fundo para tentar entender um pouco.
Mas respondendo as perguntas em ordem.
Nós temos a grande capacidade de nos revelar, de nos mostar totalmente, porém por sermos imperfeitos, tentamos esconder os nossos defeitos, imperfeições, iguais aquelas crianças que fazem as coisas erradas e se escondem, criando assim um personalidade distorcida de nós mesmos. Isso se agrava quando achamos que somos de uma forma, e assim tentamos criar e viver dessa forma. Um exemplo é a pessoa que diz que ama a esposa,  ela repete isso para tudo e para todos, inclusive repete para si mesmo, sendo que no fundo a pessoa está infeliz e ama até outra pessoa. 

Muitos estudiosos dizem para que nós libertemos de nossas amarras, e façamos tudo o que sentirmos, falemos tudo o que quisermos e que estejamos com vontade de fazer. 
Só que tem um porém: 
Se começarmos a nos comportarmos assim, viveremos iguais a uns animais, se guiando pelo nosso instinto e agindo só pelo impulso.

Esse papo de soltar o que temos, sair por ai fazendo o que bem entende, é totalmente destrutivo para o ser pensante e para a sociedade como um todo.

O que temos que fazer é simples: Nós devemos ser uma mesma personalidade em todos os lugares, em todos os núcleos, e que esteja em conformidade com seu eu interior, e o fundamental: agirmos como seres pensantes, utilizando a razão para nos guiar, pois assim poderemos transmitir para as pessoas o que de fato sentimos, quem de fato somos, e o que desejamos, sem maltratar nínguem, sem vestir máscara para ninguém,  para nós e a sociedade crescer sadia como um todo.

Não podemos ser igual uma árvore, que se poda e fica feia e fraca para fazer a vontade dos outros, Também não podemos ser uma árvore que cresce sem limites, e assim acabamos com a alegria de outras árvores-irmãs, invadindo e destruindo os seus interiores. Temos que ser igual a uma floresta, onde cada árvore mostra o seu interior, sua força, porém sem violentar a si mesmo e as suas irmãs.

Como dizia Mahatma Gandhi: Um homem não pode fazer o certo numa área da vida,enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.



4 comentários:

  1. Costumo dizer que somos personagens de uma hostoria chamada vida.As vezes para conta-la da melhor forma encaramos mascaras,fantasias e tudo o mais.Esquecemos a essencia e damos abertura ao amargo de emoçoes para que sejam criadas paginas que nos agradem de certa forma...Somos a soma de erros+acertos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie karina!
    Obrigado por acessar o blog, e fazer um comentário. Seja bem vinda, espero que goste.
    É verdade, a vida é uma soma de erros e acertos, porém devemos ir em buscar dos acertos e com os erros aumentar nosso aprendizado sobre o horizonte da vida. A nossa vida é de um protagonista só, por isso não temos a necessidade de criar máscaras, o problema é que fazemos com que as pessoas ao redor de nossas vidas se tornem protagonistas da nossa própria vida, assim sentimos que perdemos espaço e procuramos criar máscaras para agradar a tudo e voltar a ser protaginistas.
    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Porém, estando nós mergulhados nesse mundo imperfeito, onde somos todos autores, que afloramos para a perfeição

    ResponderExcluir
  4. Olá Andrea, Obrigado por acessar o blog, Seja bem vinda, espero que goste.
    Realmente o mundo é imperfeito, somos imperfeitos e ansiamos para a perfeição, a medida que nós crescemos, que nós evoluimos, nós vamos sofrendo modificações. Não podemos ficar estacionados. Criando situações, labirintos onde acabamos por perder nossa identidade. Há casos de pessoas que tornam-se marionetes sem sentidos, outras pessoas que te tanto usar máscaras acabam se perdendo e depois nem ficam sabendo quem são, pois torna-se um mix dos desejos dos outros, menos do desejo dela. Mais atingiremos a perfeição. Como voce disse muito bem, estamos aflorando. Obrigado pelo comentário. Abraço Fraterno

    ResponderExcluir